Um ano para superar a crise: 4 tendências para 2018

Neste artigo, você verá:


O ano de 2017 terminou positivo para muitos empreendedores. Segundo um estudo da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, divulgado nesta primeira semana de 2018, um dos principais indicadores, a confiança da micro e pequena empresa, alcançou 51,1 pontos em dezembro do último ano, 2,2 pontos superiores em relação ao último mês de 2016.

Para 2018, o cenário não é diferente. Embora possamos imaginar um ano difícil, com base na situação política do país e os conflitos em relação ao recesso econômico, especialistas projetam um ano vencedor. De acordo com a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a projeção para 2018 é de 1,9% de crescimento.

5 tendências para 2018

Pensando nisso, separamos quatro tecnologias que foram destaque em 2017, e devem continuar sendo as principais tendências em 2018. Quem sabe, elas podem se tornar a chave para o crescimento da economia e também para alavancar os resultados da sua empresa.

#1 Realidade virtual

Um universo amplo e totalmente novo está desabrochando com a realidade virtual. Embora ainda seja considerada uma tecnologia tímida no mercado, a realidade virtual vem batalhando pelo seu espaço através de aplicativos e games, e promete ser tendência também em 2018, até mesmo na indústria.

#2 IoT, ou Internet das Coisas

A grande maioria dos equipamentos que utilizamos ou estão a nossa volta, já estão conectados à internet. Relógios, smartphones, TVs. A tendência, então, é que muitos outros equipamentos, simples, como uma cafeteira e um aspirador de pó, receberão o status de conectado nos próximos anos.

#3 Inteligência artificial

Há quem imagine que nós, seres humanos, seremos substituídos pelos robôs com o passar dos anos e o avanço da tecnologia. Nada é impossível para a inteligência artificial. O fato é, no entanto, que já possamos utilizá-las para o nosso bem. Hoje, por exemplo, é possível estabelecer interações com os seus clientes, muito similares ao atendimento humano, mas de forma totalmente virtual, através dos chatbots.

#4 Economia compartilhada

Compartilhar sempre foi sinônimo de benefícios e resultados positivos. Nas empresas, não seria diferente. Considerada uma das principais tendências para 2018, a economia compartilhada vem proporcionando transformações no pensar e agir das empresas e seus gestores.

Manter-se ligado às novas tecnologias e aos benefícios que elas podem proporcionar para uma empresa, é o dever de todo gestor que busca resultados cada vez melhores para o seu negócio. Quais destas tecnologias, então, já estão presentes na sua empresa? Fique ligado em nosso blog, que em 2018 nós continuaremos debatendo muito sobre elas.

Spread the love