5 dicas para ampliar os resultados da sua empresa em 2018

Neste artigo, você verá:


Embora o último ano tenha encerrado de forma positiva para muitos empreendedores, de acordo com o Índice de Confiança da Micro e Pequena Empresa, divulgado pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a expectativa para 2018 é de incertezas, devida a situação política e econômica do Brasil.

O assunto, que já corre os principais meios de comunicação do país, divide opiniões na internet. Enquanto alguns esperam um ano turbulento, em razão das eleições presidenciais e a disputa de possíveis governos totalmente diferentes, outros, no entanto, esperam resultados positivos para a economia.

Segundo o Boletim Focus, realizado por economistas e especialistas do mercado financeiro, a estimativa é de um crescimento de 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2018. A pesquisa traz a médica das expectativas de bancos, instituições financeiras, consultorias e empresas sobre os principais indicadores da economia brasileira.

5 dicas para ampliar os resultados em 2018

Em meio aos altos e baixos e as projeções dos especialistas, selecionamos 5 dicas para reduzir os custos, maximizar os resultados e preparar a sua empresa para os possíveis cenários que este 2018 irá nos proporcionar.

#1 Identifique gastos desnecessários e elimine-os

Tudo que uma empresa não quer em meio à uma possível crise são gastos desnecessários. Então, avalie os custos da sua empresa através de uma dinâmica simples: é possível fazer o mesmo, mantendo a mesma qualidade e o mesmo resultado, mas com um custo menor? Muitas vezes, simples economias podem fazer uma grande diferença.

#2 Identifique processos lentos e dificultosos e elimine-os

Lembre-se: tempo é dinheiro. Principalmente, quando há metas. Por isso, avalie os métodos de trabalho da sua equipe, identifique gaps, processos lentos e dificultosos, para então avaliá-los em busca de uma nova maneira de executá-los. Novas metodologias e técnicas podem ser utilizadas, como Scrum e Pomodoro, respectivamente, por exemplo.

#3 Invista na capacitação dos seus funcionários

Em situações adversas, uma das peças principais para vencer os obstáculos são os colaboradores. Com a dedicação de todos, é possível alcançar grandes resultados. Por isso, invista na capacitação das equipes de trabalho. Hoje, com o apoio da internet, é possível encontrar soluções simples e baratas para isso.

#4 Estabeleça metas claras, possíveis e seguras

Crie metas seguras para o desenvolvimento do seu negócio, mas também possíveis de serem alcançadas. Por outro lado, tente transmitir de forma clara os objetivos para as equipes de trabalho, a fim de motivá-los e direcioná-los na busca por resultados positivos. O item anterior, de capacitação, pode contribuir muito nesta hora também.

#5 Mantenha-se sempre conectado aos seus clientes

O cliente é e sempre será o maior bem de uma empresa, principalmente em situações adversas. Por este motivo, mantenha sempre o foco nele. Somente esta ação, se muito bem realizada, se torna uma grande passo no caminho dos resultados positivos, não importa a situação na qual o mercado se encontre.

Assim, através de simples passos e pequenas mudanças partindo de nós mesmos, é possível manter o controle da situação, ganhar tempo e fôlego para desenhar novos caminhos se necessário, e claro, vencer os obstáculos na busca por ampliar os resultados em 2018.

Spread the love