5 dicas na hora de abrir seu próprio negócio

Neste post, você verá:

  • O cenário atual do empreendedorismo brasileiro
  • Empreender em 2018: as expectativas do mercado
  • 5 dicas na hora de abrir seu próprio negócio

Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis, entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las. A frase de Sêneca é antiga, mas com efeito sem prazo de validade. O mesmo ensinamento deste grande nome do Império Romano, nos serve como combustível até nos dias de hoje.

O cenário atual do empreendedorismo brasileiro

No entanto, sabemos que a teoria é extremamente diferente da prática, e os resultados, muitas vezes, não são muito favoráveis. Por esse motivo, é de enorme importância que gestores e empreendedores estejam extremamente preparados para cenários positivos e negativos, na busca pelo sucesso dos seus negócios.

Para aqueles que estão buscando tirar o negócio do papel e transformar o sonho de empreender em realidade, muitas vezes, os desafios são até maiores. Começar do zero, investindo pesado, e sem muito conhecimento ou experiência de mercado ou na própria arte de gerir uma empresa, requer uma boa dose de foco e força de vontade.

Empreender em 2018: as expectativas do mercado

 

 

Segundo a pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central, a expectativa de crescimento para o PIB (Produto Interno Bruto), em 2018, é de apenas 2,8%. Em outras palavras, o mercado tem se tornado muito mais cauteloso e realista, embora continue a todo vapor na busca por resultados positivos e melhores em relação aos últimos anos.

Contudo, o mercado tem se mostrado extremamente resiliente, com empresas e consumidores buscando alternativas para driblar os obstáculos da economia. Nesse momento, surgem as tendências. Para os gestores, então, resta apenas identificá-las e aplicá-las a favor do seu negócio.

5 dicas na hora de abrir seu próprio negócio

Não tenha medo de encarar os desafios do mercado

A arte de empreender é repleta de riscos. O medo, nesse momento, pode comprometer a realização dos seus sonhos, e por isso, deve ser muito bem trabalhado. Uma dica muito mais emocional do que prática, mas tão necessária quanto qualquer ensinamento técnico.

Busque o suporte necessário a cada etapa do negócio

O crescimento de uma empresa pode ser dividido em etapas. Então, do início ao auge dos negócios, a segunda e principal dica, talvez, que possamos oferecer nesse artigo, é a busca pelo suporte necessário para cada uma delas, seja através de conhecimento próprio, da sua equipe ou de terceiros.

Prepare-se para cenários positivos e negativos

Assim como um pesadelo não dura para sempre, um sonho pode também não durar. Por esse motivo, é muito importante preparar a sua empresa para cenários positivos se negativos, tanto no quesito estrutural, financeiro e administrativo, quanto no fator humano, na preparação dos profissionais que estarão à frente dela.

Foque no seu cliente

Um item praticamente insubstituível em conteúdos sobre dicas de negócios. Em dado momento, a sorte pode virar o jogo e problemas aparecerão para tirar o sono do empreendedor. Nesse momento, muita coisa pode tirar o foco e a atenção do gestor na busca por soluções. Nessa hora, lembre-se: o foco é sempre o cliente.

Use as tendências de mercado a seu favor

O mercado está repleto de oportunidades, não importa se o cenário atual ou futuro é positivo ou negativo. Saber identificá-las, e principalmente, utilizá-las a favor do próprio negócio é um dos maiores desafios para os gestores na busca por melhores resultados.

Veja como a economia compartilhada tem se tornado a maior tendência para pequenas, médias e grandes empresas em 2018

Portanto, é hora de colocar a mão na massa, o planejamento em prática, refletir sobre os principais ensinamentos adquiridos nesta busca por conhecimento e experiência no mundo do empreendedorismo, visando as principais tomadas de decisões do negócio, para então transformar o sonho de empreender em uma rotina de resultados.

 

 

 

Spread the love