Como abrir a sua empresa de forma rápida e fácil

Abrir uma empresa no Brasil é sempre sinônimo de problema, dificuldade e estresse. Não é por menos, haja burocracia. No entanto, algumas dicas podem contribuir a fim de minimizar os obstáculos presentes no processo e trazer agilidade, facilidades e benefícios para começar o próprio negócio de forma rápida e fácil.

Para ajudar neste objetivo, selecionamos três passos fundamentais que devem ser seguidos para alcançar bons resultados.

#1 Defina o conceito e modelo de negócio

A primeira coisa a se fazer é, obviamente, definir o produto ou serviço que será comercializado, e estruturar um modelo de negócio sobre ele. Itens essenciais para o crescimento da empresa são decididos nesta etapa.

Validação da ideia, definição da área de atuação, da logística que será aplicada, realização de pesquisa de mercado, estruturação da abordagem comercial, política de preços, são alguns deles. Juntamente, é claro, da definição do planejamento de metas e objetivos da empresa, que guiarão o seu futuro nos próximos anos.

#2 Atenção aos critérios legais da empresa

Com o projeto da sua empresa devidamente organizado e pronto para ser colocado em prática, é necessário o cuidado com alguns assuntos legais que também são de extrema importância para os resultados.

Registro da empresa, de funcionários, organização do setor administrativo e financeiro, entre outros, até mesmo a emissão de licenças necessárias para transporte, armazenagem ou distribuição de produtos ou matéria-prima. Estar em dia com as regras é o maior dever de uma organização.

Dica: Tanto para apoiar no desenvolvimento das tarefas do passo #1, quanto no desenrolar burocrático do passo #2, o Sebrae é uma ótima oportunidade para conseguir apoio. Procure a unidade da sua cidade.

#3 Estruture a empresa fisicamente

Um dos passos principais para a legalização da empresa, é a definição de onde ela estará localizada. Este passo, permite a emissão de alvarás de funcionamento e assim possibilitando, literalmente, a abertura das portas.

Para isso, existem muitas opções. Abrir um escritório em casa ou externo, aluguel de sala comercial ou coworking, entre muitas outras. A melhor? Dependerá do modelo de negócio escolhido, comparado aos benefícios que cada uma destas opções podem oferecer.

Uma das opções mais utilizadas são os escritórios inteligentes. O motivo? Custo-benefício, segurança, agilidade e qualidade na hora de montar o próprio negócio. Um grande exemplo é a JG Empresarial – Escritórios Inteligentes.

Localizada no coração de Joinville, a JG oferece uma estrutura profissional completa, que conta com a locação de salas individuais e coletivas, sala de reunião, internet, estacionamento próprio, pátio para carga e descarga e serviços, como recebimento e entrega de correspondências, atendimento telefônico personalizado, além de um item muito importante neste momento, a cessão para registro fiscal e comercial.

Com estas dicas, embora sejam elas de certa forma abrangentes, é possível centralizar as principais necessidades para colocar uma empresa em prática, e entender que mesmo com as dificuldades desta tarefa no cenário do país atualmente, boas escolhas podem trazer ótimos resultados.

Spread the love