Coworking ou escritórios inteligentes, qual a melhor escolha?

A pergunta pode parecer simples, mas a resposta muitas vezes não. Escolher o lugar para sediar a empresa é uma das decisões mais importantes do negócio, podendo trazer muitos prejuízos ou até crucificá-lo, em caso de escolhas errôneas.

Trabalhar em casa ou abrir um escritório externo? Coworking ou escritório inteligente? Para responder a estas perguntas, é necessário estudar a fundo os prós e contras de cada possibilidade, para então definir o melhor local de acordo com o perfil da empresa.

Vamos lá?

Coworking

Segundo o Wikipédia, coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos. Já o site Coworking Brasil, traz o conceito de tendência, em um ambiente para start ups e profissionais autônomos com o foco em inspiração e networking.

Literalmente é, um espaço utilizado por diversas empresas ou profissionais autônomos, compartilhando toda a estrutura que no modelo tradicional, seria necessário cada uma delas adquirir para iniciar o funcionamento.

Os pontos positivos são muitos, como a redução de custos, provenientes do valor de aluguel reduzido, do compartilhamento de recursos, como internet, impressão, movelaria e ambientes essenciais, sendo eles banheiros, cozinha, estacionamento e salas para reuniões e atendimento.

Além, é claro, do networking, como já mencionado, pois todas as empresas estão em conjunto em um mesmo espaço, assim deixando a comunicação aberta, caso surja aquela dúvida que outra pessoa pode ter a resposta, não importando para que time ela joga.

Embora a proposta possa parecer muito atraente, os pontos negativos do coworking também devem ser colocados em pauta, na hora de escolher pelo melhor modelo para a sua empresa.

Os dois pontos principais que podem ser levantados são: o foco e a escalabilidade do negócio.

Com a sua equipe trabalhando ao lado de outras equipes, é natural que, mesmo com as regras de relacionamento e o comprometimento de cada funcionário, um relacionamento entre todos seja criado, e assim, uma afinidade.

Desta forma, é necessário cautela caso a filosofia de trabalho seja diferente entre os times que dividem o mesmo espaço, mantendo assim o foco.

Outro item importante para se observar é a escalabilidade da sua empresa. Mesmo com a tendência de start ups e do compartilhamento de recursos atualmente, há ainda empresas no formato tradicional.

Estas, buscam em seu planejamento a escalabilidade visando o crescimento através de uma filosofia diferente da atual. Pensando assim, talvez o coworking não seja a melhor escolha. No entanto, o único que pode definir isto é o gestor.

Escritórios inteligentes

Aparentemente, os escritórios inteligentes buscam apenas inverter o X e Y da situação anterior, contudo, o segredo do negócio está em oferecer os benefícios encontrados no coworking, em um formato similar ao tradicional, mesclando modernidade com aquele toque de formalidade.

Um grande exemplo, é a JG Empresarial – Escritórios Inteligentes. Localizada em Joinville, a empresa é referência em escritórios e proporciona uma grande atratividade quando o assunto é a escolha entre coworking e um escritório inteligente.

Muitos benefícios são os mesmos do coworking, como a disponibilidade de salas para atendimento e reuniões, internet, serviços essenciais, ou até mesmo a cessão para endereço comercial e fiscal. Ah, e claro, aquele preço extremamente atrativo.

A principal diferença, é que ao invés de um espaço compartilhado entre diversos times, um escritório inteligente, como a JG, disponibiliza a locação de salas individuais, dos mais variados tamanhos e formatos, seja para um empreendedor autônomo que é sozinho na lida, ou para um time já formado que deseja formalizar o negócio.

Mantendo assim os benefícios do compartilhamento de recursos, da redução de custos, mas centralizando a equipe em um formato mais tradicional.

E agora, qual escolher?

Agora, é avaliar o perfil da sua empresa, os pontos fortes de ambas as oportunidades que a auxiliarão a crescer, os obstáculos que podem surgir em cada formato, e escolher a melhor opção para iniciar o seu negócio.

Spread the love