Coworking em Joinville: como avaliar

“Os espaços colaborativos estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e o conceito de coworking já é realidade nas principais cidades brasileiras, inclusive em Joinville. Qual será a melhor opção para a sua empresa? Confira no artigo.”

Neste artigo, você verá:

 

  • Coworking em Joinville
  • Diferença entre coworking e escritórios virtuais
  • Como escolher um bom coworking

 

O conceito de coworking está em constante evolução. Somente em 2017, o setor contou com um crescimento de 114% no Brasil, segundo o Censo Coworking Brasil, divulgado no último ano. Hoje, o país conta com mais de 56 mil estações de trabalho, prontas para atender os empreendedores que buscam aproveitar os benefícios do mercado colaborativo.

Coworking em Joinville

Santa Catarina ocupa a 6ª colocação no ranking de estados com maior número de coworkings, com 40 unidades, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 336, 78, 69, 67 e 55 unidades cada, respectivamente. Os dados são do mesmo levantamento.

A cidade de Santa Catarina com o maior número de coworkings é Florianópolis, com 20 unidades, ocupando a 10ª colocação na lista. O ranking conta ainda com cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Campinas, Recife e Brasília. 62% dos espaços de coworkings brasileiros estão em capitais.

Joinville, por sua vez, não está muito distante destes números. Uma simples pesquisa no Google, permite visualizar mais de 10 espaços colaborativos na cidade, muito próximo do número de unidades existentes em Florianópolis, por exemplo, e outras cidades da lista, como Recife, Campinas e Brasília.

A cidade conta com fatores importantes no desenvolvimento destes espaços, é pólo industrial e de tecnologia, além de se tornar destaque no Brasil com o seu grande número de startups e empresas que nasceram e ganharam notoriedade no país. A expectativa para o futuro, é ainda maior.

Diferença entre coworking e escritórios virtuais

Outra oportunidade para os empreendedores, presente na cidade, são os escritórios virtuais, ou escritórios inteligentes, como também são chamados, que embora estejam se preparando para o mercado colaborativo, ao oferecer a possibilidade de coworking, se tornaram mais uma opção para os que desejam ampliar sua estrutura profissional.

Os escritórios virtuais são voltados para aqueles profissionais que necessitam de uma estrutura profissional, mas não obrigatoriamente de uma estação de trabalho própria ou para alocar colaboradores, geralmente, utilizada por prestadores de serviços ou profissionais que atuam no trabalho remoto.

A JG Empresarial, por exemplo, referência em escritórios virtuais na cidade, conta com benefícios como:

  • Cessão de endereço fiscal;
  • Cessão de endereço comercial;
  • Atendimento telefônico personalizado;
  • Salas para atendimento e reuniões;
  • Controle de correspondências;
  • Pátio para carga e descarga de mercadorias;
  • Estacionamento próprio.

A JG conta ainda, com salas privadas. Uma oportunidade para os empreendedores que necessitam de uma estação de trabalho, mas não desejam dividir o seu espaço com outras empresas, como funciona em um coworking ou qualquer outra modalidade de espaço colaborativo.  

Como escolher um bom coworking

Agora, se a sua empresa necessita de um espaço de trabalho, e não se importa em compartilhar a estrutura com outras empresas, a melhor opção pode se tornar um coworking. Nessa hora, é necessário avaliar os benefícios encontrados, colocar na balança, para então decidir a melhor opção para a sua empresa.

Antes de bater o martelo, é importante verificar alguns fatores, como:

  • A gestão do espaço, como a existência de mesas fixas e/ou rotativas;
  • A disponibilidade de espaços para reuniões e atendimento aos seus clientes;
  • Serviço de atendimento telefônico e controle de correspondências;
  • Internet e serviços essenciais;
  • Qualidade do ambiente em geral, como climatização e estrutura para copa e cozinha;

Com as principais opções mapeadas e os benefícios no papel, é possível comparar as necessidades da sua empresa com os serviços oferecidos, avaliar os custos para cada modalidade disponível, e enfim bater o martelo na melhor opção para a sua empresa alavancar os resultados.

Spread the love