Economia compartilhada: um novo cenário para as pequenas grandes empresas

A economia compartilhada vem transformando o cenário mundial, e por onde passa, produz efeitos gigantescos. Basta uma simples pesquisa na web para entender a dimensão da sua aplicabilidade e os benefícios que este conceito já produz mundo afora, seja para as empresas ou para as pessoas.

Um ótimo e recente exemplo, é a Uber. Uma empresa norte americana, que sem possuir um simples carro sequer, conseguiu, somente com o apoio de um aplicativo – excelente, por sinal – virar o mercado de transporte privado mundial do avesso – no bom sentido da palavra, é claro – e ganhar a confiança do povo.

Por que a economia compartilhada produz tantos benefícios?

O foco da economia compartilhada é simplesmente tornar os processos mais simples, e reduzir os custos, seja para as empresas ou para os consumidores finais, pois o conceito pode ser aplicado em ambas as situações. Processos, que para muitos, novamente, empresas ou pessoas, se tornam um grande desafio.

Continuando no exemplo da Uber, é possível perceber os benefícios em ambos os lados. Para o motorista da Uber, a flexibilidade nos horários de trabalho e remuneração de acordo com a sua proatividade, que pode ser uma renda extra ou não. E para os usuários, a possibilidade de utilizarem o transporte privado, gastando menos.

Como ela pode ajudar as pequenas empresas?

Para quem está pensando em iniciar o seu próprio negócio, a economia compartilhada também pode contribuir para a maximização dos resultados e a redução dos custos, principalmente iniciais, quando a empresa ainda é considerada embrionária e o faturamento é baixo, ou zero.

De qual forma? Com os escritórios inteligentes, por exemplo. Para que toda e qualquer empresa garanta bom desempenho e resultados positivos ao final de um período, são necessários muitos recursos, que muitas vezes, são custosos e demandam tempo e dinheiro dos empreendedores. Neste caso, a economia compartilhada pode trazer muitos frutos.

Em um escritório inteligente, como a JG Empresarial, referência no segmento em Santa Catarina, é possível realizar a locação de salas individuais, e contar com o compartilhamento de recursos, o que torna o serviço muito mais barato e acessível para quem está iniciando o seu próprio negócio.

Entre os benefícios da JG, estão o atendimento telefônico personalizado, o controle de recebimento de correspondências, estacionamento próprio, possibilidade de agendamento de salas de reuniões e de atendimento, e um diferencial exclusivo, a disponibilidade de pátio para carga e descarga de veículos, extremamente necessárias em alguns segmentos.

Assim, compartilhando recursos e simplificando os processos de trabalho, é possível reduzir os custos, maximizar os resultados e conquistar muitos resultados positivos.

Spread the love