Economia compartilhada: 5 motivos para trabalhar em espaços compartilhados

Quem está no meio empresarial já deve estar acostumado com esta palavra: coworking. Talvez, também com outras palavras como espaço compartilhado, escritórios virtuais, escritórios inteligentes. Todas elas significam a mesma coisa, uma nova iniciativa das empresas para superar seus principais obstáculos.

E o resultado está sendo positivo! No último ano, o segmento registrou um crescimento de 52% em relação a 2015. Com o avanço da crise, mesclados aos benefícios que estes espaços proporcionam para as empresas, a procura tem sido considerável cada vez mais.

Então, se você é um estes empreendedores que têm o interesse de se aventurar no mundo dos espaços compartilhados, confira 5 motivos para começar a procurar um lugar para a sua empresa agora mesmo.

#1 Início rápido

Quem já montou uma empresa sabe, não é uma tarefa fácil. Locar sala, desenhar estrutura, suprir necessidades básicas, e muitas outras. Agora, imagine você entrar em seu novo espaço de trabalho e encontrar tudo pronto?

Mesas e armários no lugar, até o tapete e a decoração. Sala de reunião climatizada, é só agendar. Banheiro, copa e cozinha disponíveis para os colaboradores. Até mesmo o telefone e o ramal já estão configurados.

Este é o primeiro, mas já impactante benefício dos espaços compartilhados, a estrutura profissional completa.

#2 Fortalecimento

Como diz o velho ditado, sua pequena empresa com cara de grande. Desde o primeiro dia, seu cliente liga e é recebido pela telefonista com o nome da sua empresa, que ainda transferir para o responsável ou anota os recados, caso você ninguém esteja na empresa. Além da cessão de endereço fiscal e comercial disponíveis, é claro.

Todos estes benefícios, em qualquer formalização de empresa exigiria um custo maior, devido a compra de equipamentos como centrais telefônicas, e a contratação de funcionários e seu devido treinamento.

#3 Baixo investimento

Imagine colocar em uma lista a locação de um espaço que contenha sala administrativa, sala de reunião, recepção, atendimento, cozinha e banheiro, pátio.

Agora que você já tem o valor mensal simbólico em sua mente, acrescente toda movelaria, equipamentos de uso coletivo, estrutura, além da contratação de um funcionário para atender a recepção.

Na modalidade de espaços compartilhados, todos estes obstáculos são substituídos por uma pequena mensalidade.

#4 Comunicação ágil

Como o próprio nome já diz, espaço compartilhado, muitas outras empresas estarão simplesmente ao lado da sua. Assim, a comunicação é praticamente instantânea. Isso faz com que o networking aumente, promovendo parcerias e novos negócios.

#5 Diferenciais

Dependendo da estrutura escolhida, diferenciais como salas para eventos, pátio, estrutura para carga e descarga, entre outros benefícios que agregariam novos custos e novos obstáculos para o gestor, podem ser encontrados na grade de benefícios destes espaços.

Agora que você já conheceu os principais pontos positivos de optar pela modalidade de espaços compartilhados, basta colocar na balança e avaliar: vale a pena para a minha empresa, ou não?

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *