Como empreender: 3 dicas para tirar o negócio do papel

Neste artigo, você verá:

  • O cenário empreendedor no Brasil
  • As principais tendências para 2018
  • 3 dicas para tirar o seu negócio do papel

Empreender é o desejo de muitos no Brasil inteiro. Para estas pessoas, bastaria apenas uma oportunidade e os recursos necessários para estruturar o negócio no mercado e seguir na luta pelos seus sonhos. Para outros, no entanto, este é um assunto distante, embora a força de vontade seja grande.

Os motivos são muitos, prioridades financeiras, uma carreira já estabelecida, falta de capital, apenas uma ideia em mente, mas sem muitas informações sobre ela, ou é claro, o medo de ingressar e investir tempo e dinheiro em uma empresa, devido aos costumeiros boatos – e verídicos, até – de que empreender no Brasil é muito difícil.

O cenário empreendedor no Brasil

Contudo, o cenário nacional em 2017 trouxe grandes oportunidades para aqueles que escolheram empreender em seus próprios projetos, ousaram lutar contra a recessão que afeta o país por inteiro, a instabilidade proveniente de uma crise política e econômica, e a alta carga tributária que existe no país.

Com o apoio de projetos de incentivo ao empreendedorismo, como o MEI, regido pelo governo federal, por exemplo, o número de registros de empresas tem crescido atualmente, principalmente em Santa Catarina. No estado, este crescimento chega a mais de 15%. Até mesmo as empresas que possuem dívidas receberam benefícios neste ano.

As principais tendências para 2018

Para o próximo ano, as notícias também são positivas. Segundo a matéria publicada na EBC, o Ministério da Fazenda elevou a projeção do crescimento da economia no país para 3%, em 2018, gerando oportunidades de investimento no mercado, e claro, oferecendo novas uma melhor oportunidade para tirar o negócio do papel.

Agora, que você já sabe que as notícias são favoráveis ao crescimento da economia e das empresas no cenário nacional, a ideia de tirar o negócio do papel pode se tornar uma grande oportunidade para encontrar no mercado excelentes resultados. Mas, para isso, é preciso algumas dicas.

3 dicas para tirar o negócio do papel

#1 Faça o planejamento de tudo

Avalie o mercado e valide a sua ideia antes de dar o primeiro passo. Isso é muito importante para evitar frustrações iniciais e ideias que não possuem a mesma aplicabilidade na prática.

#2 Tenha foco

A amplitude do potencial de uma ideia empreendedora pode atrapalhar os resultados iniciais. Por isso, muitas vezes, é melhor focar em um produto ou serviço da sua empresa para ganhar a confiança do mercado, e posteriormente investir em novas ideias e novos produtos.

#3 Estude suas decisões antes de tomá-las

A direção é muito mais importante do que a velocidade, pelo qual a sua empresa caminha no mercado. Por isso, estude todas as opções disponíveis a cada decisão, antes de bater o martelo. Essa prática pode ser fundamental para o sucesso dos investimentos realizados pela sua empresa.

Um grande exemplo, é a escolha do local de trabalho da sua empresa. Se você não possui espaço físico ainda, um ambiente de coworking pode oferecer os recursos necessários para a alocação da sua equipe de trabalho e os recursos necessários para que ela possa ganhar produtividade e resultados.

Agora, se você já possui o espaço físico, ou irá trabalhar de casa, do seu computador, por exemplo, e deseja apenas formalizar o negócio, um escritório virtual pode se tornar a opção ideal a ser escolhida, pois oferecem muitos benefícios alinhados às necessidades de quem trabalha remotamente ou está sempre envolvido em uma atividade externa.

Embora estas dicas possam parecer simples e óbvias, talvez até demais, na matemática e na correria do dia a dia, muitas coisas simples para o nosso raciocínio podem passar despercebidas. Por isso, é muito importante ficar de olho nessas e em muitas outras dicas para tirar o negócio do papel, e alcançando resultados positivos na internet.

Spread the love