O que é home office

Neste post, você verá:

  • O que é home office
  • Empreender no modelo home office
  • Os benefícios e obstáculos da prática

Muita gente pensa que trabalhar em casa é, praticamente, mil maravilhas. Não é necessário deslocamento, não tem horário fixo de trabalho e se tem a própria casa dia e noite para desbravar. Porém, quem é praticante deste modelo de trabalho sabe que, não é bem assim que a banda toca.

Inclusive, nós já abordamos esse assunto aqui no blog

Os desafios são imensos. Além das distrações naturais de uma casa, as quais não estão presentes no ambiente profissional de uma empresa, como televisão, geladeira, e principalmente, uma cama, o ambiente casual traz a sensação de liberdade, quando as obrigações perante o trabalho são as mesmas que a de uma rotina comum.

O que é home office

Aliás, essa é a melhor definição para home office, trabalhar em casa. A prática, que vem crescendo cada vez mais nas grandes metrópoles brasileiras, já permite números incríveis. Segundo relatório disponibilizado pela Catho, 37,2% dos brasileiros já fazem home office em algum momento.

O modelo, busca poupar os profissionais dos maiores obstáculos diários, como deslocamento, principalmente nos grandes centros, onde temos um alto fluxo de veículos, a redução de custos, com a isenção de investimento em um local físico para trabalhar, entre muitos outros.  

Empreender no modelo home office

No empreendedorismo, a prática também é conhecida e bastante praticada. Muitos empreendedores buscam o home office como melhor saída em razão dos altos investimentos em locação e movelaria para a criação de uma sede própria, quando um simples escritório em casa, resolveria os maiores problemas.

Para aqueles que são prestadores de serviço, por exemplo, o home office torna-se muito atrativo, pelo fato da execução dos serviços ser, na grande maioria das vezes, externa. Assim, é possível manter um pequeno escritório em casa para as obrigações para com a administração da empresa.

Os benefícios e obstáculos da prática

Contudo, como vimos no início desse artigo, o home office requer disciplina para com as suas distrações e organização na busca por resultados positivos. Por esse motivo, é necessário avaliar o perfil de cada empreendedor ou profissional e trabalhar os pontos identificados e que podem se tornar benefício ou ameaça para a produtividade.

Sendo assim, através do comportamento ideal para com o modelo de home office aplicado, é possível prevenir-se contra ações sabotadoras, e conquistar benefícios como a redução de custos, a ampliação da qualidade de vida e da proatividade, além de transformar os resultados da empresa.

Spread the love