Portos de Santa Catarina: um jeito fácil de estar perto

Se você dirige ou tem uma empresa na área de importação e exportação, uma coisa você sabe: é importante estar perto de onde tudo acontece. Para quem vive esta realidade em Santa Catarina, por exemplo, existem muitas oportunidades.

O mercado portuário no estado

Único estado com três portos no ranking dos 20 principais em movimentação de cargas, Santa Catarina traz uma variedade incrível. São eles porto de Itajaí, segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres, de Itapoá, de São Francisco do Sul, de Navegantes e de Imbituba.

Não importa o foco da sua empresa, todos estes canais de distribuição podem render muitas oportunidades. O porto de Itajaí, por exemplo, chega a movimentar mais de 1 milhão de TEUs (unidade de medida utilizada na gestão portuária) anualmente, e fatura aproximadamente US$ 10 bilhões todo ano, o que representa quase 70% do comércio exterior de todo o estado.

No ramo graneleiro, temos o porto de São Francisco do Sul. Oitavo maior no ranking de movimentação de cargas, o complexo chega a movimentar mais de 6 milhões de toneladas somente nos primeiros seis meses do ano, registrando muitos resultados positivos na reta final de 2016, apesar de toda a crise no setor.

Um jeito fácil de estar perto

Então, você imagina, como escolher a melhor localização para a minha empresa e ficar pertinho de todos estes benefícios, diante de um cenário de praticamente 350 km de distância entre um extremo ao outro na rota dos portos? A resposta é fácil, e ela está na logística aplicada.

A cidade de Joinville, por exemplo, concentra uma vasta lista de benefícios para quem deseja atuar nesta área, colecionando inclusive, muitos escritórios de grandes empresas que atuam como referência no setor de importação e exportação.

Os motivos? Muitos. Cidade mais populosa do estado, polo industrial de referência, assim como a sua localização, à menos de 100 km dos principais complexos portuários. Com inúmeras saídas estratégias pelas rodovias BR-101 e SC-280, Joinville permite o acesso aos portos de São Francisco do Sul, Itajaí, Itapoá e Navegantes em poucos mais de uma hora.

Obviamente, oportunidades comerciais não são os únicos atrativos da região para as companhias. Outro grande fator que contribui e muito para o sucesso destas empresas na cidade, são as facilidades para se abrir um escritório, com o apoio dos escritórios inteligentes.

A JG Empresarial, por exemplo, atua no apoio às empresas do segmento de importação e exportação, com diversos nomes em sua grade de clientes. A razão, óbvia, está nos benefícios para as companhias que desejam qualidade, eficiência e baixo custo.

Com uma estrutura profissional completa, contando com o aluguel de salas individuais, e serviços como atendimento telefônico personalizado, internet sem fio, copa e cozinha, salas para atendimento e reuniões disponíveis, além de diferenciais como pátio para manobra, carga e descarga de veículos, sendo a única na região que proporciona este benefício, a empresa tem seu destaque por proporcionar a união dos incentivos comerciais da cidade, com as vantagens de se ter um escritório de qualidade, gastando menos.

Então, se a sua empresa tem o desejo de desbravar este segmento no estado de Santa Catarina, ou identificou este interesse agora, você já conhece um jeito simples, eficiente e de qualidade para começar ingressar nesta conquista com o pé direito.

Spread the love