Resiliência: uma ferramenta fundamental para o sucesso nos negócios

Há quem diga que basta uma boa ideia e um modelo de negócio para se lançar no mercado e conquistar muitos resultados positivos. Porém, na prática, a história não funciona exatamente assim. Nós sabemos dos obstáculos que surgem no decorrer da execução de um projeto empreendedor, e o quão necessário é a resiliência para vencê-los.

Contudo, estes obstáculos não tornam o sucesso nos negócios impossível. Avaliando o contexto em que estamos através de um pensamento otimista, estes obstáculos podem ser, nada mais ou nada menos, que um sinal de que a empresa está no caminho certo, e o sucesso logo após a barreira surgida.

Qual a importância da resiliência neste processo?

A partir deste momento, então, podemos compreender a necessidade da resiliência no processo de construção de uma grande empresa, de um grande negócio, e que a sua aplicação, talvez, seja o segredo para a vitória sobre estes obstáculos, e a resiliência, a arma fundamental para isso.   

Segundo o seu significado, resiliência, é a capacidade de voltar ao seu estado natural, após uma situação crítica, ou seja, sofrer alterações e retornar ao ponto inicial, adaptar-se. Traduzindo para o cenário empreendedor, resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças necessárias para driblar ou vencer os obstáculos, sem perder o foco no objetivo principal da empresa.

Uma crise, por exemplo, requer tomadas de decisões que talvez não seriam aplicadas em um cenário sem instabilidade política e econômica, que por sua vez, é um obstáculo. Para vencê-lo então, tornando-o um exemplo prático, os empreendedores necessitam adaptar suas decisões ao cenário atual, sem perder o foco na filosofia da empresa, e posteriormente, retornar ao planejamento principal.

Como tornar a minha empresa resiliente?

Para ajudar os empreendedores neste processo, separamos 5 dicas que podem fortalecer a estrutura do negócio e torná-lo suficientemente resiliente quanto aos obstáculos presentes no mercado diariamente.

  • Exercite a resiliência diariamente

A cada decisão da sua empresa, avalie o cenário e as opções disponíveis. Para somente então, decidir o caminho que será percorrido. Se possível, tenha em mãos um plano A, e outros secundários, para cada possível resultado do plano principal.

  • Seja sempre positivo

Seja um líder motivador, e treine habilidades de motivação, força de vontade, garra, nos colaboradores da sua empresa. Quando há uma adversidade, além do conhecimento, é essencial uma boa dose de ânimo para superá-la.

  • Questione suas certezas

Em um mercado competitivo e com mudanças frequentes, certezas são perigosas. Não que elas não possam existir, mas é preciso muita cautela na tomada de decisões. Por isso, a cada decisão, questione-a.

  • Estude bons exemplos

Muitos empreendedores passam por problemas parecidos. Nunca iguais, mas similares. Por isso, compartilhe suas experiências com outros empreendedores, e sempre que estiver com problemas, procure a opinião daqueles que já viveram um momento como o em questão.

  • Fortaleça suas parcerias

Networking será sempre uma ferramenta essencial. Conhecer pessoas e desenvolver parcerias de sucesso a partir delas, pode ser a habilidade fundamental na construção de bons resultados. Desta forma, é possível preparar a sua equipe para os obstáculos presentes no mercado e tornar a sua empresa resiliente para superar as adversidades durante a execução dos projetos.

Spread the love