Muita gente pensa que trabalhar em casa é, praticamente, mil maravilhas. Não é necessário deslocamento, não tem horário fixo de trabalho e se tem a própria casa dia e noite para desbravar. Porém, quem é praticante deste modelo de trabalho sabe que, não é bem assim que a banda toca.
Os desafios são imensos. Além das distrações naturais de uma casa, as quais não estão presentes no ambiente profissional de uma empresa, como televisão, geladeira, e principalmente, uma cama, o ambiente casual traz a sensação de liberdade, quando as obrigações perante o trabalho são as mesmas que a de uma rotina comum.
O que é home office
Aliás, essa é a melhor definição para home office, trabalhar em casa. A prática, que vem crescendo cada vez mais nas grandes metrópoles brasileiras, já permite números incríveis. Segundo relatório disponibilizado pela Catho, 37,2% dos brasileiros já fazem home office em algum momento.
O modelo, busca poupar os profissionais dos maiores obstáculos diários, como deslocamento, principalmente nos grandes centros, onde temos um alto fluxo de veículos, a redução de custos, com a isenção de investimento em um local físico para trabalhar, entre muitos outros.
Empreender no modelo home office
No empreendedorismo, a prática também é conhecida e bastante praticada. Muitos empreendedores buscam o home office como melhor saída em razão dos altos investimentos em locação e movelaria para a criação de uma sede própria, quando um simples escritório em casa, resolveria os maiores problemas.
Para aqueles que são prestadores de serviço, por exemplo, o home office torna-se muito atrativo, pelo fato da execução dos serviços ser, na grande maioria das vezes, externa. Assim, é possível manter um pequeno escritório em casa para as obrigações para com a administração da empresa.
Os benefícios e obstáculos da prática
Contudo, como vimos no início desse artigo, o home office requer disciplina para com as suas distrações e organização na busca por resultados positivos. Por esse motivo, é necessário avaliar o perfil de cada empreendedor ou profissional e trabalhar os pontos identificados e que podem se tornar benefício ou ameaça para a produtividade.
Sendo assim, através do comportamento ideal para com o modelo de home office aplicado, é possível prevenir-se contra ações sabotadoras, e conquistar benefícios como a redução de custos, a ampliação da qualidade de vida e da proatividade, além de transformar os resultados da empresa.








